sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Remada até a Barra Seca

No dia 09.12.2008, fizemos nossa última navegada, indo até a Barra Seca, que fica na enseada do Perequê-Açu aqui em Ubatuba, confome mapa ao lado (clique para ampliar).

Foi uma remada de 10,5 km ( 5,67 milhas náuticas) num mar bem calmo na ida e bem agitado na volta. Não medimos o tempo da navegada, pois fomos observando tudo o que podíamos no caminho de ida e na volta também.

Passamos pelos barcos que ficam ancorados na enseada, belos veleiros e lanchas que alí permanecem aguardando a presença de seus donos.

Na chegada a Barra Seca, a surpresa de ver dezenas, senão centenas de patos tomando sol nas pedras e em bandos nas águas abrigadas da enseada, se deliciando com os peixinhos que vão pescando em mergulhos sucessivos.

Desta vez nos equipamos mais um pouco, levando nos dois compartimentos estanques do kayak muita água, refrigerantes, lanches, guarda-sol, snorkel's, entre outros apetrechos (incluindo vara de pescar...mas nem perguntem da pesca!!!) para passarmos o dia no local. Que delícia!!!!!! Que dia maravilhoso!!!!!

Este foi um dos poucos dias de sol que tivemos por aqui nos últimos meses, um dia realmente muito bonito, porém com bastante vento na parte da tarde, o que causou agitação no mar e consequentemente a necessidade de mais esforço nas remadas durante nosso retorno.

Mas mais uma vez, valeu a pena ver nosso Milene I superando as dificuldades do dia e nos levando em segurança até o Iate Clube!

Na chegada mais uma supresa! Um pinguim perdido, nadando bem em frente ao Clube!

Acionamos o pessoal do Aquário de Ubatuba, que os recolhem e enviam ao sul do país, depois de recuperá-los na alimentação e tratar suas feridas.

Filmamos e tiramos foto do bichinho mas não saíram boas (clique para ampliar)...dá pra ver somente de longe a estimada presença do visitante...mas a foto está aí (fizemos um círculo sobre ele).

A frustração veio logo em seguida. Os especialistas do Aquário, embora tenham se preocupado e ligado várias vezes para saber onde e como o pinguim estava, nos disseram não poder fazer nada por ele dentro da água, pois é muito difícil pegá-lo. Só poderiam dar jeito, se ele estivesse já fora da água!

Ficamos muito preocupados dele se enroscar em alguma rede de pesca e por isso voltamos com o Kayak para a água à sua procura, mas nada mais encontramos. Já deveria estar muito longe!

Esperamos que ele esteja bem...ao menos gordinho e ágil deu para ver que ele estava...nadava bem rápido na nossa frente.

Nossa remada deste dia foi registrada em mais um vídeo que vai abaixo. Este vídeo também é o nosso "Cartão de Feliz Ano Novo", a todos aqueles que nos acompanham atravéz deste "Diário de Bordo". O fundo musical foi especialmente escolhido, com muito carinho mesmo, para esse fim:

Um grande abraço a todos e até a próxima!!!

-x-

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Navegada até a praia do Matarazzo e Perequê-Açu

O mapa ao lado mostra o trajeto do passeio (clique para ampliar) que realizamos em 01.12.2008, no qual passamos por duas praias da nossa Ubatuba. Primeiro a praia do Matarazzo, também conhecida como "praia do Padre" e depois a praia Perequê-Açu de onde retornamos ao Iate Clube Tamoios, nosso ponto de partida, após um bom descanso e uma boa água de côco!

Nesse passeio, esperimentamos um mar bastante grosso e várias ondas quebravam bem distantes da costeira e sobre nós, porém, nosso Milene I se comportou de modo muito estável, deixando-nos bastante seguros durante o percurso.

Na saída do Perequê-Açu em retorno ao Iate Clube Tamoios, sentimos pela primeira vez a falta das saias dos cockpits. Como as ondas da arrebentação estavam muito altas, algumas delas estouravam sobre nós ou sobre o kayak, causando pequena inundação nos dois cockpits, nada preocupante, mas desconfortável. Estamos providenciando esse equipamento!

Registramos nossa passagem pelas praias no vídeo abaixo:



Nesse dia, navegamos 4,59 milhas náuticas ou 8,5 km em 1:20 hs, ou seja 6,54 Km/h.

Considerando o estado do mar e também os ventos muito fortes no retorno ao Clube, entendemos que está muito bom.

Comemoramos muito essa navegada, pois com toda a segurança, aumentamos bastante a distância de navegação, melhorando nossa performance e também por termos testado o Milene I em mar com condições de navegabilidade mais difícil.

Foi um dia maravilhoso para nós...e logo tem mais!!!!

-x-